quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pedro - parte final

Pedro andou com Jesus, presenciou e participou de todos os seus milagres, mas ainda sim foi encontrado nele a necessidade de se converter. Temos também que considerar que Pedro vivia muito influenciado pelas suas emoções e sentimentos. Você pode perceber isso em três acontecimentos:

1. Quando Pedro andou sobre as águas. (Mt 14:22-33)
A bíblia revela que Pedro, após receber a palavra de Jesus, começou a caminhar sobre as águas, no entanto reparou a força do vento e a agitação das águas e, consequentemente, começou a afundar clamando a Jesus por socorro. Pedro se deixou levar pelo medo que o fez duvidar da segurança que a palavra de Jesus garantia.

2. Quando cortou a orelha do soldado (Jo 18:10)
Ao prenderem o Senhor Jesus, Pedro se deixou tomar pela revolta humana e, sacando sua espada, cortou a orelha de um soldado. Ele, até então, não sabia contra quem deveria lutar.

3. Quando disse estar pronto para morrer com Cristo.
Por fim, após o Senhor Jesus ter alertado a Pedro no que diz respeito ao desejo de satanás em prova-lo, Pedro mais uma vez, movido pela emoção, declarou estar pronto para ir a prisão com Jesus, ou mesmo para a morte com Ele. Mas como sabemos, era apenas um equivoco de um coração necessitado de ser transformado.
Foi justamente nessa ocasião que o Senhor Jesus previu que Pedro o negaria três vezes antes do galo cantar.
Isso me surpreende tremendamente. Por que Pedro era o tipo de homem que sabia como se comportar diante das circunstâncias, mas tinha pouca experiencia para considerar que aquilo que sabia era o correto. Foi exatamente algumas horas depois, quando Jesus foi levado preso para se apresentar perante o sinedrio, que tudo aconteceu.

> A conversão de Pedro (Lc 22:54-62)

A bíblia revela que Jesus foi levado ate a casa do sumo sacerdote, e Pedro acompanhava de longe. Isso é um paradoxo para alguém que a pouco tempo havia afirmado estar com Jesus ate a morte, mas de longe o seguia. Mesmo distante de Jesus, a bíblia diz que três pessoas reconheceram Pedro como um dos seguidores de Jesus e procuravam acusa-lo e, eventualmente condena-lo, mas Pedro movido pelo medo, que nessa circunstancia se tornou maior do que sua fé, negou conhecer Jesus. E quando ele acabou de negar pela terceira vezes, o galo cantou, conforme a palavra de Jesus, e Pedro vendo o olhar misericordioso de quem sabia que tudo isso aconteceria, se derramou em lagrimas. Com certeza, foi nesse momento que Pedro se converteu e se tornou uma tipologia da pedra, onde Jesus fundaria sua igreja e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mt 16:18)
A partir daqui se levantava o Pedro que não era mais movido pelas emoções, nem pelos sentimentos ou pensamentos. Antes levantava-se um Pedro ousado que em uma só pregação levou três mil pessoas ao batismo nas águas (At 2:41); o Pedro que não dava esmola ao paralitico, mas o curava (At 3:6-8); o Pedro que fora preso pelo evangelho de Jesus (At 4:1-3); o Pedro que não negociava o dom de Deus (At 8:18-20); o Pedro que agora, conforme as palavras de Jesus em Lc 22:32, estava apto a fortalecer os seus irmãos.

Por isso meu amigo internauta, fica muito claro aquilo que já ouvimos. A salvação é evidenciada pelas nossas experiências e não somente teorias. As lutas e adversidades são o cenário ideal para a manifestação da fé naquilo que sabemos ser real. Tudo isso é provado pelas experiencias e, por fim, gerando mais fé e ousadia em nossos corações, nos fazendo aptos a fortalecer nossos semelhantes!

AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário