sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resistência maligna - Parte 2


Quando Moisés foi chamado por Deus para libertar o povo hebreu do julgo egípcio, logo soube que não seria fácil.


"Eu sei, porém, que o rei do egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte." (Ex 3:19)

Deus já havia dito que sinais Moisés deveria manifestar diante de faraó caso não acreditasse na autoridade divina concedida a ele para libertar o povo.

"Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta." (Ex 7:1)

No Egito, quando Moisés transformou o seu cajado em serpente e os magos de faraó fizeram o mesmo, ficou claro a que tipo de resistência estavam lutando (Ex 7:10,11).



Mas é interessante notificarmos que, em nenhum dos sinais demonstrados por Moisés, os feiticeiros de faraó puderam voltar seu estado original. Isso nos faz concluir com clareza que o diabo não pode mudar aquilo que Deus faz. Ele pode imitar, mas não pode mudar. Nas aguas transformadas em sangue, por exemplo, os feiticeiros puderam apenas imitar, transformando um pouco de agua em sangue, mas não puderam fazer o sangue voltar a ser agua (Ex 7:20,22).

Após faraó ter recusado libertar o povo hebreu e endurecer o coração, Deus se aproveitou disso para manifestar os seu sinais.
Muitas pessoas acham que faraó não teve escolha, mas isso é um engano! A bíblia diz que ate a quinta praga, faraó foi exclusivamente o responsável por endurecer o coração e não permitir que os hebreus saíssem da terra do Egito. A partir da sexta praga, Deus tratou de endurecer o coração de faraó ate manifestar todos os seus sinais (Ex 9:12).

Condições malignas:

1. Em Exodo 8:20-32, fala da quarta praga; a praga das moscas. Aqui, após Deus ter enchido a terra do Egito com moscas, faraó decide libertar o povo hebreu, mas debaixo de uma condição;

"Então disse faraó: Deixa-vos-ei ir, para que ofereçais sacrificios ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente que, saindo, não vades muito longe; orai por mim também." (Ex 8:28)

Faraó propôs que os hebreus poderiam ir, mas não muito longe. Ou seja, faraó esperava que eles fosse sacrificar onde Deus não determinara e ainda esperava que eles voltassem ao Egito. Muito mais além disso, até parecendo irônico, ele pede para Moisés que ore por ele! Tem lógica isso?
Essa proposta de faraó a Moisés é a mesma dos dias de hoje na vida de muitos jovens. O diabo sempre traz a mente que "você pode ir pra igreja, mas também não precisa deixar de ir no barzinho com os amigos nos fins de semana; você não precisa deixar de ir nas festas que ia antes; voce não precisa ser radical dessa forma; não precisa deixar de fazer tudo o que você gostava; é só servir a Deus sem exagero, sem ir muito longe e também aproveitar a vida néh?!" Certamente voce já ouviu isso da boca de alguém ou em um sutil e rápido pensamento maligno.
Mas tenho que lembra-lo que, assim como o objetivo de Deus no Egito foi separar para sí mesmo uma nação que fosse exclusivamente Dele, o Seu objetivo nos dias atuais é o mesmo. Ninguém que entrega sua vida ao Senhor Jesus Cristo pode negociar servi-Lo e ao mesmo tempo satisfazer os desejos pessoais ou agradar as pessoas que não compreendem o seu chamado.

"Ninguém pode servir a dois senhores; por que, ou há de amar a um e odiar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro." (Mt 6:24)

As emoções humanas muitas vezes nos levam a se compadecer dos nossos desejos e satisfaze-los, mas o nosso trabalho é renuncia-los totalmente! Não podemos levar a brincadeira nosso relacionamento com Deus! Deus, quando chama alguém ao arrependimento e essa pessoa nasce de novo da agua e do espírito, ela é selada como propriedade exclusiva de Deus. A nossa recompensa e o nosso prazer está sempre no nosso intimo relacionamento com o Criador dos céus e da terra, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Portanto, se Deus lhe salvou e lhe perdoou os pecados e agora lhe deu uma missão, nada nesse mundo deve ser mais importante em sua vida do que cumprir com o propósito estabelecido por Ele em sua vida. E nada nesse mundo deve faze-lo parar. Por isso a vida com Deus exigirá atitudes radicais, como deixar de andar com pessoas que nada acrescentam a sua fé, deixar de ir a lugares onde sua fé é criticada, deixar de se alimentar de coisas que ferem o seu caráter cristão e, por fim, procurar sobre tudo SER SANTO, pois Ele é Santo (I Pe 1:15)! 

CONTINUA...


Nenhum comentário:

Postar um comentário